Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH

Professor Miguel Carioca lança livro sobre direito fundamental à propriedade para os Quilombolas no Ceará

Pesquisa 18 de setembro de 2023. Visualizações: 98. Última modificação: 18/09/2023 11:41:40

O professor do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Semiárido, Miguel Carioca Neto, lançou o livro sobre direito à propriedade privada para os quilombolas no Ceará, os impactos e os desafios no processo de titulação. A obra é fruto da tese de doutorado em Direito na Universidade de Fortaleza, UNIFOR.

A obra aborda uma investigação sobre o processo de acesso à terra, buscando evidenciar a questão da propriedade coletiva dos quilombolas. Na busca da efetivação dos direitos fundamentais à propriedade coletiva dos quilombolas, se faz necessário investigar a (in)eficácia da norma constitucional, os efeitos e os impactos no processo de demarcação e titulação das terras quilombolas, levantando os limites e os avanços da aplicação do direito de propriedade, garantido na norma constitucional aos quilombolas.